O AVANÇO DA TECNOLOGIA
José Giordano Penteado

A cada dia que passa a tecnologia ornitológica evolui mais e novas técnicas surgem para que possamos utilizá-las em nosso criadouro.
Chegou a vez dos "Lumps" ou "Bolas" que tanto enfeiam os nossos pássaros. Em todo criadouro sempre aparece esse tipo de problema e nunca sabemos realmente como tratá-los. Ultimamente estamos utilizando uma nova técnica que tem dado ótimos resultados e que passaremos a relatar aos criadores.

Há inúmeros fatores e causas que provocam o surgimento das "Bolas" como:

  • ·Pássaros com muita plumagem e excesso de penas;
  • ·Erro de acasalamento;
  • ·Debicagem dos pais nos filhotes ou o próprio canário machucando o folículo
  • ·da pena, facilitando o aparecimento da "bola";
  • ·A falta de nutrientes específicos bem como uma nutrição inadequada;

Anteriormente já foi tentadas inúmeras maneiras de sanar o problema como:
-Amarrar com fio dental, e esperar cair;

  • -Amarrar com fio dental para cortar;
  • -Retirar e cauterizar a bola com bisturi elétrico, etc...

Porém o mais novo método consiste em:


Injetar ALBOCRESIL direto na "bola", uma quantidade necessária que se consiga injetar,duas ou três vezes com agulha de insulina em vários locais da bola, durante
2 a 3 dias. Após esse tratamento é só cortar o suficiente para retirar a "bola" seca do local e pingar novamente o produto.

Quando pretendemos retirar de uma só vez, fazemos cirurgia na qual utilizamos um isolante que nada mais é que duas laminas de alumínio (ver figura 1)unidas em uma extremidade com um rebite e uma cavidade nas duas lâminas. Usamos a cavidade para segurar a "bola" e para não passar calordo ferro de soldar que usamos como bisturi elétrico, ao corpo do canário que estamos operandoe cauterizar o local da mesma.

Após a extração utilizamos uma pomada cicatrizante como protetora do local.

Acreditamos que com essa nova tecnologia possamos sanar de uma vez esse problema que tanto aflige e causa a impressão de falta de cuidado com nossos pássaros.

Esperamos que essas informações auxiliem a todos ornitófilos e colocamos-nos à disposição para qualquer esclarecimento que fizer necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário