Entrevista com Tiveron

PERFIL


Nome: Luiz Augusto Tiveron Borges


Cidade: Brasília - DF


Clube (Nome, Sigla, Anel): Sociedade Brasiliense de Ornitologia - SBO - EB024 e Associação Ornitológica do Planalto Central - AOPC - GF024


Nome do Canaril: Canaril Treviso


PERGUNTAS


01.Há quanto tempo você cria canários? Criamos canários há 7 anos



02. Como, quando e porque começou há criar canários? Toda a vida gostei de aves, apareceu uma oportunidade de associar a um clube, junto com meu sócio Givaldo Rodrigues de Melo. Foi em agosto de 2005 numa exposição da SBO no Conjunto Nacional que ficamos sócios da SBO.



03. Quais as cores e (ou) raças que cria? Hoje estamos criando as cores Acetinado sem fator e Isabelino sem fator, ambos série completa. As raças que criamos são Lizard sem fator, Fife Fancy, Raça Espanhola, Bernois e Border. Criamos também canários de canto clássico.



04. Quantos casais de cada cor e (ou) raça você tem no seu canaril? São aproximadamente 45 casais de cor e 30 casais de porte.



05. Que raça ou cor você mais gosta de criar? E porque? Gosto do Fife Fancy e raça Espanhola pelo seu tamanho e porte, assim como o Border pelo seu porte. Eu particularmente acho todas as quase 500 cores muito interessantes, cada uma com suas características próprias, não tenho um cor específica que gostaria de criar, mas acredito que hoje os acetinados e isabelinos são os qua mais me atraem.



06. Como está sendo a temporada de cria esse ano para você? Até o momento a criação está indo muito bem, dentro das expectativas previstas. Mas estamos no início ainda.



07. O que mais te motiva a criar canários e porque? A sensação de deixar tudo que incomoda da porta pra fora do canaril, uma terapia muito gostosa e gratificante.



08. Que cor ou raça você tem se destacado nos torneios e que na sua opinião se deve esse fato? Acredito que os Acetinados, no segmento cor e os Fife Fancy, no segmento porte.



9. De que criadores se originam suas matrizes? Hoje os acetinados já são . Os isabelinos consegui algumas matrizes dos criadores Juvenal e Eduardo Martins, do sul. Lizar e Bernois são originárias do criador e juiz José Roberto do Vale. Os Fife Fancy, apesar de já conseguir definir um plantel nosso, as primeiras matrizes foram cedidas pelo criador Josimar Almir Garcia de Sousa. Os Raça Espanhola são originários do criador Marcos Antonio Coelho Serra.


10. Na sua opinião o que mais te chamou atenção no CB desse ano? Infelizmente esse ano eu não pude ir ao CB.



11. Está satisfeito com a evolução do seu plantel? Onde quer chegar? Estamos satisfeito com o desenvolvimento do palntel. Creio que, como todo criador, ter o nosso nome entre os melhores criadores honestos de canários e nosso objetivo.



12. Existem alguma cor ou raça que tens vontade de criar e ainda não crias? Qual? Porque? Existe possibilidade de vir criar? Com já disse gosto de todas as cores, dentro de suas peculiaridades. Se tivesse condições, com certeza criaria as outras cores para desenvolver um conhecimento maior dentro de cada uma.



13. Existe alguma regra, segredo ou dica que para você faz diferença na criação dos canários? O segredo é gostar do que faz, fazer com amor, em tudo na vida. A limpeza, claridade e ventilação são itens importantes para uma criação satisfatória. Cada criador tem o seu manejo, aquele que melhor se adapta às suas necessidades e jornadas diárias, sempre conciliando o tempo com o trabalho e principalmente com a família.



14. Qual sua meta como criador? Onde quer chegar? Hoje a minha meta e como hobby e valorizo muito a união entre criadores, para troca de experiências, bate-papo, desejando que essa união seja mais sincera, amigável e mais frequente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário