Gloster Histórico

Origem Condado de Gloucester Grã-Bretanha.
Dois exemplares foram exibidos no National Show no Cristal Palace ano de 1925 e reconhecidos como uma nova raça pelo juiz A. W. Smith.
Na época, o GLOSTER foi objeto de muita polêmica, pois os criadores de canários Grested relutaram em aceitá-los, considerando-os como maus exemplares.
A Sra. Rogerson e o Sr. John McLay, tornaram-se os pioneiros na criação de Gloster. Enquanto que a Sra. Rogerson obteve seus pássaros partindo do cruzamento de Rollers com topete com um Border de tamanho reduzido, o Sr. MacLay cruzou seus Crested, que eram usados como amas para os grandes, com os menores Borders.
Lembremos que, toda raça que possui o topete, também há exemplares sem topete, ou seja, os CORONA (com topete) e os CONSORT (sem topete), que apresentam características idênticas.

O GLOSTER IDEAL

O Gloster é um pássaro pequeno, com tamanho ideal é em torno de 12 cm.

Topete - O topete é rico em penas, redondo, simétrico e perfeitamente aderente á nuca, cobrindo parte do bico e dos olhos. O ponto central de onde se irradiam as penas é um pequeno ponto de no máximo um mm de diâmetro.

O CONSORT possui a cabeça redonda sob todos os ângulos, penas longas e sobrancelhas bem evidentes, como devem ser todos os parceiros de pássaros de topete.

Bico - O bico é curto e cônico, olhos mais próximos do bico que da nuca, que com uma curva reversa quase imperceptível faz a concordância com o dorso.

Pescoço - O pescoço é curto e grosso, ligando a cabeça harmoniosamente ao dorso, peito e ombros.

Forma - A forma é semelhante á do Norwich, guardadas as devidas proporções. O dorso é ligeiramente arredondado, ombros largos, peitos amplos com afunilamento pronunciado em direção á cauda.

Plumagem - plumagem deve ser compacta, sem frisos ou penas soltas e são aceitas todas as cores, á exceção do fundo vermelho.

Postura - A postura se caracteriza por uma inclinação do corpo de aproximadamente 45º com a horizontal.

Cauda - A cauda é curta, compacta, praticamente alinhada com a parte baixa do dorso.

Asas - As asas, também curtas, assentam-se perfeitamente sobre o dorso sem cruzar as pontas que se apóiam sobre a rabadilha.

Pernas - As pernas, que apresentam as coxas dissimuladas na plumagem, são implantadas bem atrás do corpo, as canelas curtas com os dedos e unhas perfeitos.


É um pássaro vivo, de movimentações constantes, que deve estar perfeitamente limpo e saudável para que esteja completo o pássaro ideal.


Este texto foi extraído do manual de julgamento da FOB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário